Laboratório Neurogene
Untitled Document
 
 
 
 

A Síndrome do X Frágil é causada pela expansão de uma seqüência de trinucleotídeos (CGG) localizada na região 5’UTR do gene FMR1 (Fragile X Mental Retardation), situado no cromossomo X (Xq27.3). Dependendo do número de repetições CGG, os indivíduos podem ser classificados em 4 categorias: normais (apresentam de 6 a 40 repetições CGG), zona gray (41 a 60), pré-mutados (61 a 200) e afetados (mais de 200). Indivíduos afetados, além de possuírem grande número de repetições CGG, normalmente apresentam metilação neste mesmo gene, resultando redução da expressão da proteína FMRP, codificada pelo gene. A ausência da FMRP está fortemente associada ao retardo mental apresentado pelos portadores da Síndrome do X Frágil, que possuem de 0 a 15% de FMRP em linfócitos, enquanto pessoas normais apresentam de 80 a 100%.

Desde o ano 2000 o Laboratório Neurogene investe no diagnóstico da Síndrome do X Frágil, nossa intenção é o destaque e reconhecimento como laboratório de referência nesta área. Disponibilizamos aos nossos laboratórios conveniados técnicas pioneiras para o estudo desta síndrome, aos nossos pacientes, oferecemos a continuidade da investigação familiar juntamente com o aconselhamento genético. Além disso, o Laboratório Neurogene participa voluntariamente de várias atividades vinculadas a Associação Catarinense do X Frágil, oferecendo palestras esclarecedoras sobre a síndrome para médicos, escolas, pais e demais interessados.


IMUNOCITOQUÍMICA - TESTE DE DETECÇÃO DA PROTEÍNA FMRP

Método


Informa o percentual de FMRP em linfócitos da amostra analisada. O teste é realizado em três etapas de imunoincubação: anticorpo monoclonal contra FMRP, biotina e pelo complexo Estreptavidina-Biotina-Fosfatase Alcalina. Os linfócitos são visualizados em microscópio óptico e determina-se um percentual através do número de linfócitos positivos. Pacientes afetados possuem de 0 a 15% de FMRP, enquanto pessoas normais apresentam de 80 a 100%. Técnica indicada no diagnóstico de pacientes afetados. O Laboratório Neurogene é pioneiro neste tipo de análise, graças à uma relação de parceria com a Universidade de Davis, Califórnia, EUA.

Material
• 5ml de sangue com EDTA

Prazo de Entrega

• 30 dias

EXAMES DE GENÉTICA MOLECULAR (DNA)

IMUNOCITOQUÍMICA - TESTE DE DETECÇÃO DA PROTEÍNA FMRP

 



 

 

 

 
TIM + Whatsapp: (48) 9864-4498