LABORATÓRIO NEUROGENE - Whatsapp: (48) 99864-4498
Untitled Document
:: FISH
          

O material de aborto é uma amostra importante para realização do Cariótipo.

A freqüência estimada das anomalias cromossômicas em aborto é de 40 a 50%.

Entre as anomalias cromossômicas mais freqüentes estão: S. de Turner (45,X0), Trissomia 16 , S. de Edwards ( trissomia 18) , S. de Patau ( trissomia 13 ), S. de Down ( trissomia 21) etc. Após diagnóstico sempre é recomendável o Aconselhamento genético. Existem muitas anomalias que não possuem risco para próxima gravidez e outras entram em um grupo de risco alto, portanto somente o Geneticista Clínico poderá interceder.

Método:

Através do aborto retido, o médico especialista faz a coleta. Somente o material da placenta com seus vilos coriais são armazenados no frasco original de solução fisiológica ( nunca repassar para outro recipiente).No laboratório o vilo corial é raspado da placenta e então colocado em um frasco de cultura especial com meio especial. O tempo que leva para crescimento celular ( fibroblastos) é de mais ou menos 15 dias. Após as células estarem bem distribuídas e mostrando divisão celular (microscópio invertido) é realizado a retirada do material através de uma droga chamada Tripsina.
Após este procedimento todos os passos passam ser semelhantes ao do sangue perférico. As lâminas são executadas e o processo de bandeamento ¨G¨é realizado.

Através das metáfases são pareados os cromossomos, determinando assim o diagnóstico final.


Material:

Restos de placenta

Prazo:

30dias

Declaração:

Devido á algumas intercorrências inerentes ao processo de cultura propriamente dito, uma declaração de permissão é assinada pelo paciente , ficando esclarecido que fatores externos de risco podem ocorrer :

1- Material contaminado
2- Material celular morto á mais de uma semana (a cultura de células ficará comprometida)
3- Placenta com infecção
4- Material não acondicionado corretamente. (frascos de maternidade ditos estéries)
5- Aborto com até 3 meses idade


 

 

 
TIM + Whatsapp: (48) 9.9864-4498